5 dicas para uma organização ideal



|Tudo o que você fizer dará certo, e a luz brilhará no seu caminho.

Jó 22:28|

Boa tarde primaveras!🌻

Como vai a rotina de vcs durante a quarentena?! Agora surgiu esse friozinho para ajudar a ficar dentro de casa, fazendo coisas legais, aprendendo, estando em família e amar, sempre amar as pessoas.
Bom hoje teremos uma participação super importante de uma amiga minha: Valentina Peralta💚( Ela tem 19 anos e faz engenharia ambiental na Ufscar)

Esse tema tem sido um fato bem evidente durante o tempo que gastamos na nossa organização física e mental. Vamos buscar renovar as nossas idéias somente para coisas positivas ao nosso coração!

Então colocaremos os tópicos de 5 dicas maravilhosas que podem fazer toda a diferença no seu modelo de vida:

1° Criando uma rotina:
Durante minha infância sempre tive rotinas que minha mãe fazia para que eu seguisse, quando criança eu achava chato, mas hoje eu agradeço,pois sem uma rotina eu enlouqueço, vejo muito a importância de ter uma.
Ano passado eu fiz uma rotina para meus estudos e percebi o quão importante ela foi para mim e com o passar do tempo aprendi várias coisas sobre rotinas, por isso vou dar algumas dicas:
Antes de tudo você deve se conhecer, você deve se perguntar: ‘quantas horas de sono eu preciso? Sou melhor fazendo coisas de manhã ou de tarde? Quando eu chego da escola/igreja/trabalho eu tenho disposição ou estou muito cansada? Se estou cansada o que posso fazer para ser produtiva se necessário?”
Eu sei que sempre quando eu chego da rua eu estou cansada e quero descansar, então eu sempre coloco um descanso neste momento para depois estar descansada o suficiente para fazer o que eu preciso.
Depois de se conhecer você pode realmente fazer uma rotina, eu gosto de fazer no Excel mesmo, para que eu possa ver tudo, mas isso vai de cada um, do jeito que você ‘funciona melhor’, primeiramente marque os compromissos inadiáveis como comer, dormir e ir para a igreja, depois coloque os demais compromissos conforme a sua disposição.
Não seja muito rígida consigo, pois se você estiver muito cansada o que você está fazendo não dará frutos, lembro de uma vez em que estava estudando e cochilei, tentei continuar sentada no chão pois por ser desconfortável não dormiria, mas dormi mesmo assim, então fechei tudo e fui dormir, no outro dia acordei bem melhor e o estudo rendeu bem mais, tenha momentos de folga e momentos que eu chamo de “hora do desespero”, eu sou muito exagerada então fico em pânico se algo sai da rotina (e geralmente sai kkkk) então uso esse horário para fazer o que preciso muito como estudar para uma prova ou simplesmente descansar.” {Valentina}

2°Organizando a alimentação:
Eu nunca prestei atenção na minha alimentação, na verdade eu sempre fui do tipo de pessoa que sempre amei comer doces e refrigerantes em todas as oportunidades que eu tinha!
Mas há cerca de 6 meses eu me tornei vegana e passei a prestar muita atenção à minha alimentação, aprendi muitas coisas nesse tempo.
A primeira delas é que devemos ser abertos para experimentar novos sabores, não custa nada experimentar, se você não gostar, é só não comer, recentemente fiz um pão e não sabia o que passar nele porque meu requeijão que havia feito havia acabado, olhei para meu creme de mamão e pensei “porque não?”, passei em um pedaço do pão e ameiiiii, se eu fizesse cara feia nunca teria comido uma coisa tão incrível!
Outra coisa que aprendi é que nem tudo que eu não gosto é porque eu realmente não gosto, as vezes é só o modo de Preparo, eu dizia que não gostava de berinjela, hoje eu amo comer ela como bife a rolê veg e recheada também, eu não gostava de lentilha, hoje eu amo na salada e como almôndega. Tudo é questão de tentativa e erro, eu sempre compro beringela para me obrigar a comer em outras receitas.
A última dica é que todos os legumes e frutas são importantes, por isso é ideal que o prato contenha pelo menos 5 cores pois cada uma delas contém uma propriedade essencial para a alimentação que farão bem, evite jogar coisas no lixo como semente de abóbora (ficam ótimas assada) ou casca de banana (que fica bom como doce e carne louca vegana), enfim! Sejam criativos! {Valentina}

3° Vencendo a ansiedade:
Eu amo rotinas, tenho uma rotina para tudo, para meus estudos, para as minhas tarefas de casa, para o cuidado com o cabelo (e olha que eu só lavo), enfim para tudo o que eu imaginar.
A rotina é muito importante para nos ajudar a não perder tempo, o ser humano tem a tendência a ser ocioso, por tanto é importante sermos organizados em tudo para que ao chegar no fim do dia, tenhamos a sensação de “dever cumprido”.
Quando não temos rotina, não fazemos tudo o que deveríamos, e eu pelo menos, tenho a sensação de que o tempo está escoando por entre meus dedos pois sinto que não diz nada.
A rotina garante descanso e trabalhos em proporções ideais, para que não façamos tudo de mais (eu tenho essa tendência kkkkk) , nem coisas de menos, quando fazemos de menos, nossa mente fica desocupada e começa a se preocupar demais com o que não está em nosso controle, assim vem a ansiedade, o medo e até mesmo a depressão.
Muitas pessoas sempre me falam que estão engordando muito com está quarentena, mas porque? Porque estão ansiosas! E eu digo que nem toda a ansiedade do mundo, nem toda a preocupação vai resolver esse problema, devemos tomar cuidado sim, mas não pensar apenas nisto pois a comida é sempre um refúgio quando estamos ansiosos, e isso nos leva a engordar e desenvolver uma série de doenças. {Valentina}

4° Sentimentos aconchegantes:
Através de toda essa organização exterior, podemos também reorganizar os sentimentos nos seus devidos lugares. Dá uma caixa enorme para o perdão, para reflexão, o amor ao seu próximo, o amor dentro do lar, e prosseguir sempre fazendo essas limpezas gerais que precisamos a cada manhã! {Júlia}

5° Alcançar todas as metas:
A finalização desse post resume em, manter o foco na idealização de uma rotina que seja ideal a sua maneira de viver no dia a dia. Como você pode se adaptar em meio a esses meses em casa? Como ser um ser construtivo habilidoso na arrumação do lar? Varias perguntas podem te rodear, mas lembre-se sempre há novas chances de dar continuidade a tudo que aprendemos.

Você é capaz, Deus te deu capacidade para vencer em tudo!

Obrigada amiga Valentina, sempre me apoiando.
.
.
.
Se você conhece pessoas que precisam mudar seus hábitos de organização, compartilhe esse post, ajude-nos a crescer, faça parte deste projeto!❤

Até o próximo post. Cuidem-se

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s